segunda-feira, 30 de março de 2009

*Calvinismo*
John Calvino reformador Teólogo Suíço formulou o sistema em Soteriologia ( estudo da salvação) que leva seu nome. Seu ponto de vista declara que Deus predestinou alguns para ser salvos e outros a perdição. Calvinistas são divididos basicamente em dois grupos, os extremistas chamados “Hiper-Calvinistas” e “Calvinistas Moderados” os Hiper-Calvinistas se baseiam em cinco pontos do Calvinismo que serão explicados adiante. Os Calvinistas Moderados aceitam um ou mais desses cincos pontos. Calvinismo é também referido como o ensino de “limited atonement” expiação limitada. Esta controvérsia começou durante a reforma no décimo sexto século, por John Calvin que pensou que alguns homens foram predestinados por Deus para receber salvação e outros foram predestinados a ser condenados ao inferno. Estes que Deus em Sua soberania escolheu a ser salvo seria salvo. O resto da raça humana, não escolhida por Deus para receber vida eterna, não teve oportunidade a ser salvo. Deus teria decretado a sua perdição. Hoje esta Teologia é chamada de “Reforma Teológica”. Esta é a posição dos Presbiterianos como também um grande número de Batistas que baseiam neste ensino. [1] http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Predestinacao-AbramsIII.htm
*Arminianismo*
No século décimo sétimo, James Arminius, foi o primeiro formalmente a mencionar esta matéria e ” …modificar o calvinismo, que de acordo para com ele. Deus não poderia ser considerado o autor do pecado, nem o homem mas uma automatização na mão de Deus”. Ele apresentou a perspectiva que a soberania de Deus em fato elegeu o homem a ser salvo. No entanto, ele pensou que a eleição seria baseado na onisciência de Deus de que poderia por fé aceitar a Cristo e quem poderia rejeitá-lo. Todos os homens, pensou ele, poderia ser salvo na condição de exercitarem sua vontade e crerem no Senhor Jesus Cristo. Ele rejeitou a idéia de que a expiação dos pecados for a limitada a apenas a poucos e que Deus for a o autor do pecado. Arminius insistiu que Cristo morreu por todos os homens e salva a todos os que O aceita por fé. [1] http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/Predestinacao-AbramsIII.htm
*Briglianismo*
Em 2008, Anderson Briglia - pensador, filósofo e jogador de vídeo-game, formulou uma teoria que é aceita como a mais provável, por todos os estudiosos, prebiterianos, batistas, católicos e até o Papa é pop.
Pra resumir as duas teorias mostradas anteriormente: Os calvinistas acham que Deus escolheu alguns para serem salvos e o resto que se foda, já era, perdeu mané! Já pensou? Deus, que deveria ser um poço de bondade, fazendo isso? Ridículo.
Os outros, os tais Arminianos, acham que o homem pode ser salvo por acreditar que Jesus é seu único salvador e por suas obras durante a vida. Póóóóórém, a Bíblia deixa claro que não adianta o caboco ser bonzinho e fazer boas-ações que isso não vai anular aquela suruba que rolou na faculdade, não adianta.
Sinceramente, discordo das duas doutrinas/idéias/achismos, etc… Na minha humilde opinião, discordo até mesmo da Bíblia dos cristãos. Acredito sim, Jesus foi um líder espiritual e um homem muito especial, assim como foi o Buda, Maomé, Sai Baba, etc. Esses caras vêm e vão para nos mostrar como devemos agir. Vocês já viram algum deles usando algum livro escrito por alguém? Não! Eu não lembro (evangélicos, me salvem), de Jesus ter consultado algum livro na época que ele andava por aqui.
As coisas estão acontecendo, o Universo nos mostra o tempo inteiro como devemos viver, mas nós teimamos nessa coisa de Deus castigador, de Deus que deve ser louvado, de pecado e humilhação humana. Não! Porra, vamos abrir os olhos e ver que basta seguir o curso natural da vida, da Natureza. Se você sai do eixo, acontecem reações. Se você não está seguindo o fluxo normal do Universo, você sente as consequências dos seus atos. Pára e presta atenção em cada atitude, cada decisão, cada ação que você toma. Tenta fazer uma árvore de reações a partir de um movimento seu. Viu? Onde você errou? Onde acertou?
Eu sei, essa minha idéia é muito fácil né? Muito simples e otimista. Mas é pra ser assim mesmo. Por que complicar? Por que cortar a pele da cabeça da piroca de alguém? Por que não comer carne vermelha numa sexta-feira do ano e sonegar impostos no resto? Por que não fazer uma transfusão de sangue e deixar uma criança morrer? Quem disse que religião deve ser

Nenhum comentário: